O uso do synthol é um dos temas mais controversos do mundo da musculação, mas existe muita gente que ainda não ainda não sabe do que se trata esta substância e quais os perigos que correm com a sua utilização.
O que é o synthol?
- O synthol foi inventado na década de 1990 pelo guru da musculação Chris Clarke.
- É um óleo de “inchaço localizado’, composto por ácidos gordos que se acumulam no tecido muscular onde se injeta o óleo.
- Ao injetar o óleo, os músculos aumentam de tamanho, criando a ilusão de um músculo maior.
Depois de Grag Valentino, que teve problemas médicos sérios devido ao uso do synthol, surgiram também outros indivíduos que usaram o synthol ou derivados de forma intensiva e que também se tornaram famosos, tal como Peter Hiesinger, que depois adoeceu.
O uso do synthol dá aos músculos uma forma fora do normal, criando protuberâncias bem visíveis.
Porque é que as pessoas usam o synthol?
Aumento rápido dos músculos: O synthol é usado para aumentar os tamanho dos grupos musculares em que é aplicado o óleo.Correção de assimetrias: É muito comum que os praticantes de musculação tenham grupos musculares que aumentam de tamanho de forma mais rápida que outros. O synthol é usado para aumentar o tamanho dos grupos musculares mais atrasados, embora de forma artificial.
Aumento muscular sem esforço, treino nem dietas: O uso do synthol, ADE e outros óleos é cada vez mais popular entre aqueles que procuram obter um aumento de certos grupos musculares como os bíceps, sem a necessidade de praticar musculação e de seguir dietas.
Os perigos do synthol
Já vários médicos escreveram acerca dos perigos em que os praticantes de musculação se expõem ao injetarem óleo nos músculos, são eles…- Formação de cistos rodeados de material oleoso, rodeados por tecido granulomatoso.
- Inflamação nos músculos injetados, que posteriormente conduz à atrofia muscular.
- Dores de nível moderada a intensa, que poderá impedir a realização de treinos de musculação
- Necrose dos músculos injetados que pode levar à necessidade de remoção dos tecidos mortos.
- Formação de pus nos locais injetados.
- Infeções nos músculos injetados, que posteriormente poderá conduzir a amputações, tanto parciais (partes do músculo afetado), como do membro/s completos.
- Se o óleo atingir uma veia e entrar na circulação sanguínea, corre-se o sério risco de morte, podendo ocorrer embolias, ataques cardíacos, infartos, derrames cerebrais ou outros problemas graves
No brasil é mais comum a utilização do ADE, trata-se de um composto destinado exclusivamente para uso veterinário, mais precisamente para tratar deficiências de vitaminas. É basicamente um óleo que contém as vitaminas lipossolúveis A, D e E.
Para além dos efeitos negativos que já referi acima, o ADE pode ainda provocar hipervitaminose, uma condição médica caraterizada pela presença de níveis excessivos de vitaminas no organismo, uma vez que o ADE pode conter entre 2.500.000 a 25.000.000 Ul de vitamina A, 500.000 a 7.000.000 Ul de vitamina D e 1.650 a 7.000 Ul vitamina E.
Conclusão
Não se deixe levar pela ilusão de ganhos rápidos e fáceis. O uso de synthol, ADE e outros óleos para aumento local da massa muscular é muito arriscado, traz consigo sérias consequências, entre as quais infeções graves, amputações e pode até ser fatal no caso de injetar o produto numa veia.O máximo que irá conseguir com o uso de óleos, é uma aparência disforme, longe de ser estética ou agradável, que denuncia a sua utilização.
A melhor forma de conseguir um físico musculoso e definido continua a ser através de duas ferramentas mais que comprovadas, que são elas os treinos bem estruturados e uma dieta otimizada para si. O melhor mesmo é tentar melhorar os seus treinos e dieta para obter os resultados que procura.
siga rigorosamente as indicações e orientações do seu seu instrutor e diga para ele desde o primeiro momento que não deseja fazer uso de tais substancias, assim além de saber se se trata de um profissional, você terá um resultado eficaz, duradouro , bonito e acima de tudo: SAUDÁVEL.
VALEU!